quarta-feira, 30 de junho de 2010

Conhecer o Passado, Construir o Futuro

A Câmara de Azambuja aprovou a proposta da Coligação PELO FUTURO DA NOSSA TERRA para a comemoração de duas datas históricas em Manique do Intendente e em Vila Nova da Rainha.

Nos termos da proposta apresentada pelo vereador António Jorge Lopes, no próximo ano, aquelas localidades do Concelho de Azambuja serão beneficiadas com dois conjuntos escultóricos: um relativo à personalidade do Intendente Pina Manique e outro referente ao Casamento do Condestável Nuno Álvares Pereira.

Aqui fica na íntegra a Proposta em causa:

«Considerando que:

1. A iniciativa do Workshop de Escultura, realizada no passado mês de Maio em parceria com uma associação de Artes e Escultura de Sintra, foi um sucesso e permitiu dotar o Parque Urbano de Azambuja com dois interessantes conjuntos escultóricos, sem quaisquer custos significativos (cerca de 5.000,00 euros).

2. A referida iniciativa deverá alargar-se a outras freguesias, permitindo assim o contacto das respectivas comunidades locais com o trabalho de Escultura e a beneficiação do respectivo espaço urbano com peças de arte.

3. No dia 11 de Julho de 1791, a rainha D. Maria I concedeu ao Intendente Diogo Inácio de Pina Manique o lugar de “Alcoentrinho” (actual Manique do Intendente), pelo que no próximo ano assinalam-se 220 anos sobre esta data histórica.

4. No dia 15 de Agosto de 1376, o Condestável Nuno Álvares Pereira casou com D. Leonor de Alvim na Igreja de Vila Nova da Rainha, celebrando-se 635 anos sobre esta data histórica em 2011.

Nestes termos, propõe-se o seguinte:

a) Durante o ano de 2011, a Câmara Municipal de Azambuja deverá promover a realização de Workshops de Escultura nas freguesias de Manique do Intendente e de Vila Nova da Rainha, tendo em vista a criação de dois conjuntos escultóricos alusivos, respectivamente, à figura do Intendente Diogo Inácio de Pina Manique e ao casamento do Condestável Nuno Álvares Pereira.

b) Tais conjuntos escultóricos deverão ser colocados no Jardim de Manique do Intendente e no espaço público contíguo à Igreja de Vila Nova da Rainha.

c) A comemoração das mencionadas datas históricas deverá incluir também a publicação pelo Município de monografias sobre a vida e obra de Pina Manique e do Santo Condestável para distribuição gratuita junto da população escolar do Concelho de Azambuja.

O Vereador da Coligação PELO FUTURO DA NOSSA TERRA
António Jorge Lopes»

Sem comentários: