sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Listas entregues

A candidatura da Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra foi hoje entregue no Tribunal do Cartaxo pela nossa mandatária jurídica, Dra. Ana Madalena Aparício.

Se quiser conhecer a composição de cada lista de candidatura, clique aqui.

No que respeita à participação das mulheres, e ao contrário do que sucede com as listas do Partido Socialista, a Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra cumpriu escrupulosamente com a chamada “Lei da Paridade”. E cumprimos porque acreditamos genuinamente no contributo positivo das mulheres na vida política e autárquica. Senão vejamos:

A Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra orgulha-se de apresentar duas candidatas a presidente de Junta de Freguesia – a Prof. Cátia Matos e a Rosa Gaspar, que lideram, respectivamente, as listas de candidaturas à freguesia de Aveiras de Baixo e à freguesia da Maçussa.

Por outro lado, ao contrário do que afirmou no seu comunicado de imprensa de 05/08/2009, o PS não “cumpriu as quotas em todos os órgãos a que se candidata” (sic). Na verdade, os parâmetros da chamada “Lei da Paridade” não foram cumpridos pelo PS, designadamente, nas listas para a Câmara e para a Assembleia Municipal.

Como, aliás, facilmente se demonstra:
  • Em caso de vitória com maioria relativa para a Câmara Municipal (3 eleitos), o PS não elege qualquer mulher. No mesmo cenário de vitória eleitoral com maioria relativa, a Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra elege a economista e mestranda em Finanças Públicas, Dra. Sofia Toscano.

  • Na Assembleia Municipal, caso o PS consiga eleger 10 deputados municipais, apenas duas mulheres participarão neste órgão autárquico. No mesmo cenário eleitoral, a Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra elege quatro deputadas municipais – Isabel Franco (professora do ensino secundário), Ana Patrícia Costa (directora de recursos humanos), Cristina Bispo (engenheira zootécnica) e Mirian Almeida (assessora de imprensa).

Como se vê, o PS “trabalhou para a estatística”.
A Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra apostou efectivamente na participação cívica das mulheres nos órgãos autárquicos do Concelho de Azambuja.

Sem comentários: