segunda-feira, 21 de setembro de 2009

INE revela: Em Azambuja a Saúde está doente!

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em toda a Área Metropolitana de Lisboa o Concelho de Azambuja é o que tem a pior rede de cuidados de saúde, em especial no chamado Alto Concelho. E é precisamente nesta região que a rede de cuidados de saúde deveria ter melhores condições, porque tem uma população bastante idosa e que revela, em muitos casos, graves problemas ao nível sócio-económico.

Os dados do INE mostram ainda que o Concelho de Azambuja tem uma fraca disponibilidade de serviços de saúde que abrange 67% das freguesias e que afecta 38% da população concelhia. Lamentavelmente, estes resultados são os mais altos de todo o estudo feito dentro da Área Metropolitana de Lisboa.

As estatísticas provam também que a Nossa Terra é um município em situação de risco e os municípios com um risco bastante alto, como é o caso de Azambuja, nunca podem ser considerados como espaços promotores da saúde. De acordo, com este estudo do INE o município de Azambuja apresenta um risco elevado na ordem dos 44,4%.


Fonte: Revista de Estudos Demográficos n.º 43 do INE, 2009

Sem comentários: