segunda-feira, 29 de junho de 2009
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Turismo e Cultura são factores de desenvolvimento
A par da riqueza natural e paisagística da Lezíria e do Tejo, o nosso candidato à presidência da Câmara defendeu que o património histórico e cultural são um recurso estratégico de desenvolvimento, pelo que assumiu o compromisso de “lançar durante o nosso primeiro ano de mandato todo um conjunto de redes municipais, como a do Património Cultural ou a Rede Municipal do Património Religioso, por forma a potenciar, de forma integrada, o nosso património ao serviço do turismo e do desenvolvimento económico”.
“Se não avançarmos com este conjunto de Redes Municipais dificilmente conseguiremos atingir os mercados emergentes do chamado turismo ocupacional e o turismo cultural de qualidade. E eu não quero que isso aconteça. Porque nós temos todas as condições para fazermos o que há de melhor em Portugal e até ao nível da Península Ibérica. E vamos fazê-lo!”, assegurou ainda António Jorge Lopes.
Noutra vertente da sua intervenção, Jorge Lopes garantiu que quer “um concelho que respire Cultura, porque a Cultura pode e deve ser factor de desenvolvimento” e anunciou um projecto verdadeiramente inovador e ousado para Aveiras de Cima.
Este foi o compromisso do próximo presidente da Câmara de Azambuja:
“Eu quero projectar Aveiras para o Futuro. Eu quero que Aveiras de Cima também respire o ar da modernidade, o ar da imaginação, o ar da arte e do engenho, o ar da liberdade!
Por isso, vou dar tudo para que até ao final do nosso mandato o Centro da Arte e do Sonho seja uma realidade em Aveiras de Cima. O Centro da Arte e do Sonho será um espaço de trabalho para jovens artistas plásticos, com galeria de exposições, e que terá também uma área para o desenvolvimento da música, do teatro e da dança. Este Centro estará devidamente integrado num grande jardim urbano – o Parque dos Sonhos -, que será embelezado com algumas das obras que nascerem da imaginação dos vários artistas”.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
A Educação atenta ao Mercado de Trabalho
Aliás, o nosso candidato à presidência da Câmara deu particular destaque à necessidade do sistema educativo no Concelho de Azambuja, além de conferir mais qualificações, ter de permitir um acesso efectivo ao mercado de trabalho.
.
“Por isso, as escolas secundárias do Concelho de Azambuja vão ter de encontrar respostas educativas e de formação profissional na área social, nomeadamente ao nível geriátrico”, defendeu António Jorge Lopes.
E Jorge Lopes justificou esta opção política: “com a aposta que vamos desenvolver na área social vão ser criados muitos postos de trabalho, que podem e devem ser ocupados por jovens da nossa terra!”
Acresce que, como o nosso candidato recordou, vários estudos internacionais indicam que a área social será daquelas que mais trabalhadores qualificados vai empregar em Portugal (cite-se a este propósito o estudo “Jobs for the Future”, publicado pela Accenture no passado mês de Abril).
Amanhã serão publicadas as linhas essenciais sobre Turismo e Cultura.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
A Aposta Social
Jorge Lopes justificou esta opção estratégica com o facto de serem precisas mais respostas sociais e “porque essas respostas sociais são indutoras de desenvolvimento económico e de criação de emprego diferenciado”.

O próximo presidente da Câmara de Azambuja não quis ficar pelas intenções e quantificou o seu objectivo: “Queremos chegar ao final do nosso primeiro mandato com novas valências e infra-estruturas sociais capazes de responder às necessidades de 1000 novos utentes, o que permitirá a criação directa de, pelo menos, 250 novos postos de trabalho”.
Nesse sentido, António Jorge Lopes assumiu que a sua gestão camarária “não irá regatear esforços, nomeadamente, ao nível financeiro, para garantir a construção do lar da Casa do Povo de Manique do Intendente, da nova unidade residencial do Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima (unidade que será vocacionada para idosos dependentes e deficientes), do lar em Vale do Paraíso e da unidade de cuidados continuados da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja”.
Esta nova visão sobre a área social – resposta a problemas sociais e, simultaneamente, factor de criação de emprego e de desenvolvimento económico – é uma das marcas distintivas do nosso projecto autárquico face às propostas das outras forças partidárias.
E, por isso, António Jorge Lopes tornou público que vai “assumir directamente a responsabilidade por esta área de intervenção municipal, dirigindo pessoalmente o novo Pelouro da Acção Social, da Saúde, da Família e da Criança”.
Amanhã serão publicado post relativo às propostas estratégicas para a área da Educação.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Por um Concelho Empreendedor
Quanto ao desenvolvimento económico do Concelho de Azambuja, António Jorge Lopes começou por dizer que “ao contrário do ainda presidente da Câmara, tenho muitas reservas e dúvidas sobre a bondade da aposta exclusiva na Logística, tanto mais que este sector económico não cria valor acrescentado para o Concelho de Azambuja, apenas fomenta empregos mal remunerados, de baixa qualificação e de muita precariedade, além de saturar por completo as nossas principais vias de comunicação, pondo em causa as vantagens competitivas que resultam da excelente localização da Nossa Terra”.
Por isso, na sua intervenção, Jorge Lopes traçou um novo caminho para a Nossa Terra: a captação de investimentos empresariais de alto valor acrescentado, nomeadamente de tecnologia de ponta.
Mas, o nosso candidato à presidência, de forma realista e responsável, realçou que a captação deste importante tipo de investimentos está muito dependente da retoma económica e recordou que “com o actual presidente da Câmara, o Concelho de Azambuja não vai conseguir captar tais investimentos, pois não o conseguiu no passado, não o vai conseguir no futuro”.
Por outro lado, consciente do actual momento económico, António Jorge Lopes defendeu “uma Câmara amiga do empresário e pró-activa, que vá atrás do investimento e que crie efectivas condições para a sua instalação”, tendo apresentado duas propostas concretas e inovadoras:
- Reactivação da Feira de Outubro, afirmando-a como um verdadeiro certame das actividades económicas, onde os nossos empresários locais terão novas oportunidades de negócio. "Se temos em Azambuja espaços logísticos das mais importantes redes de distribuição, não se compreende porque não se encontram nas prateleiras do Continente, do Modelo ou do Pingo Doce mais produtos e artigos oriundos das empresas já instaladas na Nossa Terra. A nova Feira de Outubro será vocacionada para fazer essa ligação essencial entre grandes empresas nacionais e as nossas micro, pequenas e médias empresas locais”, disse Jorge Lopes.
- Lançamento de um Banco de Ideias de Negócio. O nosso candidato à presidência da Câmara de Azambuja garantiu que “Vamos lançar esta iniciativa durante o nosso primeiro ano de mandato, com o objectivo de captar, fixar e desenvolver o empreendorismo jovem, apostando assim na criatividade, talento e conhecimento das novas gerações”.
Amanhã será publicado o essencial das propostas referentes à Área Social.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Novas Ideias, Mais Soluções
“O nosso projecto autárquico para a construção de uma Nova Ambição, de um Novo Futuro para o Concelho de Azambuja é diferente, é diferenciado, é integrado e é realista”, disse Jorge Lopes, explicando de seguida que:
- É diferente porque acreditamos que serão as novas gerações e a experiência dos mais velhos o motor decisivo da transformação do Concelho de Azambuja numa terra de oportunidades para todos e numa terra aberta ao Mundo.
- É diferenciado porque não colocamos todas as “fichas” num só vector de desenvolvimento. Acreditamos que a Nossa Terra tem muitas potencialidades e todas devem ser aproveitadas em prol do progresso comum.
É um projecto autárquico integrado porque vamos conjugar os vários vectores de desenvolvimento em função de objectivos estratégicos comuns, potenciando assim um verdadeiro desenvolvimento sustentável para melhorar a qualidade de vida das gerações presentes, sem pôr em causa as gerações futuras.
É um projecto autárquico realista porque tem em conta a grave situação económico-financeira da Câmara e os compromissos financeiros que já foram assumidos.
António Jorge Lopes explicitou ainda os principais vectores da nova estratégia de progresso para o Concelho de Azambuja, com particular destaque para o desenvolvimento económico, a aposta social, a educação, o turismo, a cultura e a defesa do meio ambiente, apresentando soluções concretas e inovadoras.
Amanhã será publicado o essencial das propostas em matéria de desenvolvimento económico.
sábado, 20 de junho de 2009
O Futuro Começou!
Refira-se que também estiveram presentes dirigentes distritais e nacionais dos partidos e movimentos políticos que integram a Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra, bem como os actuais vereadores do PSD na Câmara de Azambuja, António José Matos e António José Cruz, e a líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, Conceição Maurício.


[clique nas imagens para aumentar]
sexta-feira, 19 de junho de 2009
terça-feira, 16 de junho de 2009
O Futuro no Hi5
Agora já estamos também no Hi5, cuja gestão está a cargo de dois fantásticos colaboradores: o João Paulo Rosa e o João Bacalhau.
Se quiser aceder, clique aqui.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Bisneto de Almeida Grandella é Mandatário da Coligação

Com profundas ligações a Aveiras de Cima, João Pessoa e Costa tem 52 anos, é gestor de empresas e especialista em desenvolvimento e ordenamento urbano, sendo responsável pela Cátedra do Sector Imobiliário na IESE- Business School de Madrid.
Recorde-se que há um ano, João Pessoa e Costa declarou ao jornal CORREIO DE AZAMBUJA que “[António Jorge Lopes] pode ganhar a Câmara, porque tem ideias, projecto, e é uma pessoa que conhece o Concelho, os problemas e sabe como os resolver”.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
terça-feira, 9 de junho de 2009
Azambuja: O perfil de Sérgio Ezequiel

É membro da Assembleia de Freguesia de Azambuja desde 2002 e pertence aos corpos sociais da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja e da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja.
A candidatura de Sérgio Ezequiel à freguesia-sede do Concelho é uma aposta clara num projecto autárquico qualificado, inovador e conhecedor dos problemas e anseios da freguesia de Azambuja.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Azambuja: Já só faltam 72 horas!
O anúncio será feito aqui, no Blog Oficial de Campanha, através da publicação da respectiva declaração de candidatura.
terça-feira, 2 de junho de 2009
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Passos Coelho apoia Jorge Lopes
Nas declarações que prestou à comunicação social, Pedro Passos Coelho disse nomeadamente que “Vim à Azambuja apoiar o Dr. Jorge Lopes. É uma pessoa que é minha amiga de longa data e que está mais do que preparada para ser um bom presidente de câmara. Assim as pessoas estejam disponíveis para isso e achem que vale a pena mudar nestas eleições autárquicas”.
Imagem da visita ao Pavilhão das Actividades Económicas

Imagem do jantar-convívio que juntou 50 apoiantes da Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra
Se quiser ver mais imagens, clique aqui e divirta-se!